“BoJack Horseman” e “You’re the Worst” a serem espelho uma da outra?
Se são inúmeros os factores a interligar os danificados BoJack (Will Arnett) e Jimmy (Chris Geere), o narcisismo será certamente o mais evidente.
Ambos se colocam a si mesmos acima de qualquer outro indivíduo que lhes preencha o quadro. Tóxicos quanto baste, revelam-se uma e outra vez influência nefasta para quem os rodeia. Ambas as séries iniciaram a sua mais recente temporada com o afastamento geográfico da personagem principal.
O final da temporada anterior de ambas as séries conduzira ao virar de costas dos respectivos protagonistas. Em “BoJack Horseman” o seu homónimo fugia à possibilidade de voltar a destruir uma infância à semelhança do sucedido com Sarah Lynn (Kristen Schaal). Em “You’re the Worst”, Jimmy partia igualmente sem rumo definido. Este, por sua vez, escapava do sufoco inerente ao rótulo “família”, bem ciente do eventual retorno da dor como consequência de uma nova perda. Ambos com a corrosiva Los Angeles no espelho retrovisor. Cada qual deixava assim os “restos” para trás, sem qualquer justificação prévia e sem contacto posterior.
O trio de episódios inicial de ambas as temporadas é bastante semelhante entre si no que à estrutura diz respeito. “You’re the Worst” inicia o seu quarto ano com um episódio inteiramente focado em Jimmy, errante que corta o elo com o seu velho mundo. É somente no episódio que se lhe segue que somos presenteados com o ponto de vista das restantes personagens. “BoJack Horseman” abre uma mesma quarta temporada com um inverso, sendo que o primeiro episódio é novidade para a série pela ausência total do protagonista. Na primeira meia-hora abordam-se as repercussões da sua fuga nos restantes. O episódio seguinte é espelho do primeiro de “You’re the Worst”, com BoJack a assentar num outro local com uma outra “identidade”. À semelhança de BoJack, também Jimmy interage com um velho amargurado que perdeu a mulher. Ainda que de forma indirecta, o dito estranho é catapulta à decisão de regressar a Los Angeles.
Chegados ao terceiro episódio, estamos perante um outro punhado de semelhanças por entre as duas séries. Tanto BoJack como Jimmy retornam para destabilizar o equilíbrio possível que vinha a ser instalado na sua ausência. BoJack pede desculpas a Todd (Aaron Paul), mediante aquilo que o carácter dormente lho permite. Jimmy pede desculpas a Edgar (Desmin Borges). Ambos parasitas na casa do protagonista. Regularmente explorados, ignorados, desacreditados, vêem-se aqui finalmente reconhecidos.
“BoJack Horseman” e “You’re the Worst” encontram-se numa quarta temporada que é epifania da fuga geográfica como mera utopia. Onde quer que vão, BoJack e Jimmy carregam-se a si mesmos como lembrança do inescapável.
Hii great reading your post
GostarGostar