Pilot Season: Absentia (AXN)

O texto que se segue NÃO contém SPOILERS

No passado dia 19 de Setembro, o AXN esteve presente no Cinema Nimas para apresentar a sua nova temporada. Dotada do slogan “Pura Personalidade”, a grelha de programação que se avizinha pretende mexer com o espectro de emoções do telespectador.

Estiveram presentes no evento Jorge Lezaun, Director-Geral da Sony Pictures Entertainment Iberia e Carlos Herrán, Director de Programação.

A sessão, moderada pelo crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, contemplou temas como a distância cada vez menor entre pequeno e grande ecrã, sendo que inúmeros actores, argumentistas e realizadores conhecidos da sétima arte optam cada vez mais pela narrativa episódica.

De entre os regressos que preenchem a programação, encontram-se séries como “Sobrenatural”, “Como Defender um Assassino”, “Quantico” e “Mentes Criminosas” e por entre as novatas pode contar-se com “The Brave”, “The Good Doctor”, “S.W.A.T. – Força de Intervenção” ou “Young Sheldon”, sendo esta última spin-off da veterana “A Teoria do Big Bang”.

Entre tantas outras, o destaque-mor deu-se para “Absentia”, produção original da Sony Pictures Television Networks para o aglomerado de canais AXN. O TVDependente teve a oportunidade de espreitar o episódio-piloto em primeira-mão. O nome relativamente sonante para este novo thriller composto por dez episódios é não outro que o de Stana Katic. Aqui num registo bastante diferente do demonstrado em Castle, a actriz cumpre o prometido e justifica-se como o maior trunfo da série. Não havendo aqui oportunidade para um aligeirar pela via da comédia, “Absentia” é palco a uma prestação mais corpórea e derivada de um trauma concebido no curso de seis anos. Paira um desassossego constante que lhe dita a postura.

Stana Katic interpreta uma agente do FBI dada como desaparecida no curso de uma perseguição a um serial-killer. Na sua ausência, Emily Byrne é eventualmente dada como morta. Nos meandros de uma perda com o seu quê de abstracto, ambos marido e filho reconstroem o dia-a-dia como podem. Nova mãe, novo interesse amoroso. Estabelece-se uma outra dinâmica prestes a ver-se destabilizada.

A premissa de “Absentia” contempla ainda o regresso de Emily Byrne seis anos aquando do seu desaparecimento. Retorna a um velho mundo que há muito deixou de a enquadrar. Mundo esse que avança na ausência desta, adquire novos contornos. Agora traumatizada, Emily regressa menos de si. À semelhança da recém-terminada “The Sinner”, também a série do AXN aborda o presente sem descurar os flashes do fosso temporal da sua protagonista quando em cativeiro.

Filmada integralmente na Bulgária, “Absentia” consegue oferecer um plano visual revigorante e parece querer aproximar-se das propostas de ficção televisiva escandinava. Não trazendo nada de novo com a sua premissa, mostra ainda assim ter pernas para andar.

“Absentia” estreia dia 25 de Setembro às 22h15 no AXN.

5 opiniões sobre “Pilot Season: Absentia (AXN)”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.