Ófærð (T1): Como a ficção escandinava continua a dar cartas

O texto que se segue NÃO CONTÉM SPOILERS

A série islandesa passa neste momento na RTP2 com o título “Encurralados”. Encontram os quatro primeiros episódios na RTP Play, sendo que o primeiro só já estará disponível nos próximos três dias. Aproveitem.

Criada por Baltasar Kormákur (realizador de “Everest”, “2 Guns”, “The Deep”, entre outros), “Ófærð”, também conhecida por “Trapped”, é mais uma prova da qualidade que as produções televisivas escandinavas têm vindo a exibir em anos recentes, tendo tornado-se, a pouco e pouco, referências no panorama televisivo mundial.

A premissa é simples e bem conhecida de todos: a rotina dos habitantes duma remota povoação islandesa é subitamente interrompida pela descoberta de um corpo mutilado, sendo que a investigação desse crime, liderada por três polícias locais, vai trazer a descoberto segredos inesperados tanto do passado como do presente.

É verdade que “Ófærð” não inova em nada, tratando-se de mais uma série policial, mas é um bom exemplo de como o ambiente e o tom característicos podem ser definidores de como se percepciona uma história. A envolvência, a proximidade apesar da distância (por mais remoto que seja o local onde se passa a história, os temas são universais), a contemplação das personagens (fazendo delas organismos e não meros veículos de estereótipos), a atenção ao detalhe, tudo isto são factores que contribuem para captar, e sobretudo manter, a atenção de quem se deixa seduzir pela história. E “Ófærð” tem-los.

Com um competente elenco liderado por Ólafur Darri Ólafsson (os fãs de “Banshee” talvez o reconheçam), em dez episódios “Ófærð” oferece motivos suficientes para figurar entre as minhas preferências televisivas recentes.

A segunda temporada está prometida para 2018.

2 opiniões sobre “Ófærð (T1): Como a ficção escandinava continua a dar cartas”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.