Breves apontamentos e reflexões sobre a actualidade televisiva.
O Bom
A Agenda da Semana
Star Trek Discovery: continua o seu percurso muito, muito satisfatório desbravando os limites do universo e a imaginação. Episódios sólidos, bem concebidos, com óptimos efeitos especiais, igualmente com momentos algo fracos. Também eu não entendo bem aquilo dos esporos acelerarem a velocidade, o tardígrado ou a baleia do espaço. Ou o romance arranjado à pressão. Mas vale bem a pena.
Me, Myself and I: uma surpresa. A mesma pessoa em três idades distintas, adolescência, adulta e velhice. Humor, emoção, reflexão de vida. E tudo em pouco mais de 20 min. Um guilty pleasure na linha de Life in Pieces? Veremos.
Game of Thrones, temporada 1: não se riam. Já lá vão seis anos desde que foi visto, nunca mais tendo-lhe pegado. Li o primeiro volume da edição portuguesa, que corresponde a meio livro da edição original, mercado oblige, e chegou a hora de passar o testemunho aos mais novos que antes estiveram arredados do fenómeno. Muito curiosa a reacção.
Grande reportagem TVI sobre os incêndios: obrigatório. Se puderem vejam. Algo especulativo, mas perturbador sobre aquilo que é revelado.
O Mau
A agenda dos canais televisivos nacionais
Claramente marcada, como se fosse um restaurante de fast food.
Como entrada temos o noticiário com tónica nos incêndios; a telenovela venezuela “o desentendimento Presidente vs 1º ministro” (em breve a ser apresentado como o combate do século); o frango que só grandes guarda-redes mundiais sem barba e com borbulhas na cara sofrem e que portanto não é frango; o filme de terror “Hyde & Jekyll” protagonizado pelo Ministério Público que durante o dia é um extraordinário investigador que consegue de uma assentada colocar a classe política e financeira no banco dos réus e de noite um péssimo investigador culpado por uma investigação desastrada sobre corrupção no mundo do futebol; umas pitadas de humor alarve, género shitcom, com as desventuras de um magistrado com o código penal numa mão e a bíblia na outra.
Como prato principal, uma telenovela portuguesa condimentada com o exótico filmada total ou parcialmente no estrangeiro (Brasil, África, Douro, Alentejo, em suma tudo o que seja fora da Grande Lisboa).
E para sobremesa qualquer coisa que sirva para ajudar a fechar os olhos.
O Vilão
A agenda política da FOX News
Gosto de noticiário, português e estrangeiro. De forma irregular vou acompanhando. Uns mais outros menos, e mais com o som do que com a imagem. De vez em quando paro na FOX News e aquilo que se vê é extraordinário, provocando arrepios. Não conheço no ocidente canal tão engajado com a ortodoxia, tão de direita, tão parcial como este.
Mas talvez seja de mim…