O “Estreias em Linha” é uma rubrica que permite acesso imediato, sem conversa nem spoilers, a opiniões incisivas sobre as novas séries que estreiam esta temporada. Todas as semanas, classificaremos cinco. Esta semana, destacamos “American Vandal” (Netflix), “Babylon Berlin” (Sky1/ARD), “Damnation” (USA), “SMILF” (Showtime) e “The Long Road Home” (National Geographic).
American Vandal (T1): “I’ll never understand what’s so amusing about penises”
Transporta-nos para o seio de uma escola norte-americana, mas não se deixa fragilizar pelos estereótipos perpetuados pelas séries teen da televisão norte-americana. Em vez disso, abraça-os, extraindo-lhe uma veracidade poucas vezes vista. O balanço entre drama e comédia é exemplar, com a comicidade das situações a apresentar-se de forma natural e o drama a nunca ultrapassar a plausibilidade. Não há exageros, seja em qual dos registos for, e esse é o seu grande triunfo.
Pilot Season: Babylon Berlin (Sky1/ARD)
Com uma história interessante, uma reconstrução de época excelente, uma banda sonora contagiante e personagens cativantes, especialmente a jovem Charlotte, “Babylon Berlin” é uma série que vale a pena descobrir. A primeira temporada de oito episódios já se encontra disponível, e a segunda temporada já está encomendada, por isso nada de desculpas.
Pilot Season: SMILF (Showtime)
Baseada na sua curta-metragem com o mesmo nome, Frankie Shaw toma as rédeas de “SMILF” por completo, podendo assim ser o mais fiel possível à intenção de retratar as suas vivências pessoais. Cria, escreve, realiza e protagoniza. Amálgama de funções que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos no decorrer dos últimos anos, como via a manter um senso de autoria da visão inicial ao produto final.