O Bom, o Mau e o Vilão: Assédio, e se fosse consigo?

Breves apontamentos e reflexões sobre a actualidade televisiva.

O Bom

Confirmações

Babylon Berlin: A série da moda(?). A série alemã da moda. Babylon Berlin confirma o que se dizia dela, assim como aquilo que se esperava. Bem produzida, boa reconstituição, bem interpretada e bem adaptada. Os livros já estão encomendados.

Documentários televisivos: A seu tempo voltarei a este tema por ser algo que me interessa. Mas julgo que estamos a assistir ao período de ouro desta arte por tantos considerada menor. Temos de tudo: sobre natureza, geografia, antropologia,…

Investigação jornalística: Depois da investigação sobre os incêndios transmitido pela TVI, a que tem vindo a ser transmitida sobre o processo BES merece a atenção de todos.

O Mau

E se fosse consigo?

Antipatizo com esta série aparentemente recheada de boas intenções. Situações de violência física e/ou verbal (e psicológica) encenadas para testar a reacção das pessoas que passam ou assistem. Ou melhor a cidadania das pessoas. Uma espécie de apanhados dramáticos.

Aflige-me. Acho-a manipulatória. Estarei errado?

O Vilão

O Assedio Sexual

Abriu-se a caixa de Pandora com a revelação do agora famoso e malfadado caso Weinstein. Gente poderosa que exerce o seu poder sobre outros para favores e prazeres sexuais. As queixas saem em catadupa.

Temos as situações humanas de sofrimento e de humilhações, mas temos igualmente a encruzilhada artística: há filmes e séries a eliminar ou a alterar protagonistas devido ao caso. E o terramoto parece estar no início.

O problema é vasto e tem que ser corrigido e tal só acontecerá com a mudança de mentalidades. Não haja ilusões, não e só no cinema e na televisão.

PS: Quando havia já definido “O Vilão” da semana saiu o “Crónicas” (de ontem) da Carolina que reflecte de forma acutilante sobre o assunto, aprofundando as palavras que escrevi numa dimensão que não contemplei. Estou certo que estaremos obrigados a voltar a este assunto, devido às ondas de choque que ira provocar.

 

8 opiniões sobre “O Bom, o Mau e o Vilão: Assédio, e se fosse consigo?”

  1. Falas de documentários das nossas TV’s ou no geral?
    Sou assíduo dos Discoverys e afins. No outro fim de semana, no História ou Odisseia, deram um especial sobre o narcotráfico. Impressionante.

    Sobre o vilão, opinei no post da Carolina.

    Gostar

    1. Falava no geral. Há exemplos curiosos na nossa televisão, embora ainda com pouco espaço e aparecendo de forma irregular. A nível internacional é mais evidente, embora tenhamos que distinguir duas situações. A primeira dos canais temáticos, nos quais na generalidade temos programas “industriais”, sem grande rasgo intercalados com alguns de prestígio. Um segundo dos canais generalistas que quando apostam neste tema é com séries documentais claramente de prestigio.
      Alguns exemplos de documentários extraordinários (ou pelo menos muito bons) que nos últimos tempos me deliciaram: “Blue Planet II”, “The Story of God”, “Through de Wormhole”, “Cosmos: a spacetime odissey”. Referência ainda de um outro género que mistura ficação e documentário com resultados curiosos embora furos abaixo dos anteriores “Mars”

      Gostar

      1. Practicamente todos os programas relacionados com o espaço são muito bons. A semana do espaço do Discovery em que todos os dias dava um episódio de “A História do Universo ” e outro episódio de “Segredos do Universo” (entre “” pq não tenho a certeza dos nomes) foi simplesmente espectacular. Os intervinientes são todos muito bons e com excelente capacidade de comunicação. E tudo o que envolva Neil deGrasse Tyson é aspirado por mim como se fosse um buraco negro. 🙂

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.