O Bom, o Mau e o Vilão: Está com frio? Agasalhe-se por camadas.

Breves apontamentos e reflexões sobre a actualidade televisiva.

O Bom

Os discursos dos Grammy’s

Não vi a cerimónia na íntegra, apenas um resumo mais ou menos alargado e clips avulso no youtube. Os americanos continuam a dar cartas no show bussiness fazendo espetáculos muito competentes com qualquer tipo de matéria – seja social, política ou económica – e independentemente dos constrangimentos que possam surgir.

Não sou particularmente fã do apresentador, mas esteve muito bem.

Numa cerimónia marcada pelas questões do assédio sexual e pela valorização da Mulher, destaque aos discursos motivacionais, em especial ao de Oprah Winfrey, que teve um discurso muito interessante, que muitos apontam como o lançamento da sua candidatura à presidência em 2020. Como diz Colbert no rescaldo “outra estrela de televisão bilionária candidata à presidência?! Bom, a diferença é que Oprah é uma verdadeira estrela de televisão e uma verdadeira bilionária!”

Mas fica a nota com uma dupla perspectiva: por um lado o trabalho extraordinário que se está a fazer na alteração de hábitos e de mentalidades, não só no meio artístico, mas igualmente na sociedade. Por outro lado, parece haver algum histerismo e caça às bruxas onde se misturam coisas que não serão comparáveis entre si. Afinal, onde fica a sedução? Mas o tempo encarregar-se-á de fazer assentar a poeira.

Fora da televisão

Por muito boas series de ficção que se produzam e que valem a pena seguir, o cinema continua a ocupar um papel especial. Recentemente fui assistir ao “The Greatest Showman” numa sala do grande Porto (sim, ainda há quem vá ao cinema), um musical que não sendo extraordinário é muito recomendável e out of the box.

O Mau

My Struggle III

 Depois do regresso de “The X-Files” ter sido assinalado no “Bom”, este primeiro episódio da nova temporada merece claramente o “Mau”. Além de ter desiludido foi muito mal construído. Apesar de ter respeitado a mitologia alien em que entronca a estrutura da série, dedicou-se a delapidar alguns dos personagens icónicos da série. Foi confuso e atabalhoado.

Que saudades dos três episódios – salvo erro da 3ª temporada – “Anasazi”.

 

O Vilão

Está com frio?

 Chega esta altura invernosa e chuvosa do ano e os jornais televisivos constroem nacos da sua grelha noticiosa com “não notícias”. A pergunta que mais se ouve “Tem frio?”, logo seguida do “o que faz para combater o frio?”. Tudo devidamente acompanhado por reportagens em Bragança, Guarda ou Covilhã, onde se entrevistam incautos e anónimos especialistas que por acaso vão a passar junto ao hiperagasalhado repórter.

Qualquer pessoa com bom senso saberia que o frio é característico do Inverno. E que naquelas localidades é mais acentuado. E que é as pessoas sabem que a seguir ao Outono vem o Inverno. E que o Inverno se caracteriza por temperaturas mais reduzidas e por elevados níveis de pluviosidade. E que no Inverno as pessoas saem de casa com mais roupa, com um impermeável e – muitas vezes – com um guarda-chuva. E que no Inverno põem mais cobertores na cama, ligam o aquecimento ou acendem a lareira.

E tudo isto é complementado com os bem intencionados, mas redundantes conselhos da Direcção-Geral de Saúde, ou lá o que é, a aconselhar as pessoas a vestirem mais roupa “por camadas(!!!)”.

Alguém peça aos jornais, jornalistas e editores para não serem histéricos e não valorizar o que não é notícia. É que daqui a seis meses temos o Verão e iremos ter as mesmas questões, mas adaptadas à temperatura elevada. E a partir de Dezembro próximo, pesem embora as alterações climáticas, o frio e a chuva estarão de volta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: