Breves apontamentos e reflexões sobre a actualidade televisiva.
O Bom
Os discursos dos Grammy’s
Não vi a cerimónia na íntegra, apenas um resumo mais ou menos alargado e clips avulso no youtube. Os americanos continuam a dar cartas no show bussiness fazendo espetáculos muito competentes com qualquer tipo de matéria – seja social, política ou económica – e independentemente dos constrangimentos que possam surgir.
Não sou particularmente fã do apresentador, mas esteve muito bem.
Numa cerimónia marcada pelas questões do assédio sexual e pela valorização da Mulher, destaque aos discursos motivacionais, em especial ao de Oprah Winfrey, que teve um discurso muito interessante, que muitos apontam como o lançamento da sua candidatura à presidência em 2020. Como diz Colbert no rescaldo “outra estrela de televisão bilionária candidata à presidência?! Bom, a diferença é que Oprah é uma verdadeira estrela de televisão e uma verdadeira bilionária!”
Mas fica a nota com uma dupla perspectiva: por um lado o trabalho extraordinário que se está a fazer na alteração de hábitos e de mentalidades, não só no meio artístico, mas igualmente na sociedade. Por outro lado, parece haver algum histerismo e caça às bruxas onde se misturam coisas que não serão comparáveis entre si. Afinal, onde fica a sedução? Mas o tempo encarregar-se-á de fazer assentar a poeira.
Fora da televisão
Por muito boas series de ficção que se produzam e que valem a pena seguir, o cinema continua a ocupar um papel especial. Recentemente fui assistir ao “The Greatest Showman” numa sala do grande Porto (sim, ainda há quem vá ao cinema), um musical que não sendo extraordinário é muito recomendável e out of the box.
O Mau
My Struggle III
Depois do regresso de “The X-Files” ter sido assinalado no “Bom”, este primeiro episódio da nova temporada merece claramente o “Mau”. Além de ter desiludido foi muito mal construído. Apesar de ter respeitado a mitologia alien em que entronca a estrutura da série, dedicou-se a delapidar alguns dos personagens icónicos da série. Foi confuso e atabalhoado.
Que saudades dos três episódios – salvo erro da 3ª temporada – “Anasazi”.
O Vilão
Está com frio?
Chega esta altura invernosa e chuvosa do ano e os jornais televisivos constroem nacos da sua grelha noticiosa com “não notícias”. A pergunta que mais se ouve “Tem frio?”, logo seguida do “o que faz para combater o frio?”. Tudo devidamente acompanhado por reportagens em Bragança, Guarda ou Covilhã, onde se entrevistam incautos e anónimos especialistas que por acaso vão a passar junto ao hiperagasalhado repórter.
Qualquer pessoa com bom senso saberia que o frio é característico do Inverno. E que naquelas localidades é mais acentuado. E que é as pessoas sabem que a seguir ao Outono vem o Inverno. E que o Inverno se caracteriza por temperaturas mais reduzidas e por elevados níveis de pluviosidade. E que no Inverno as pessoas saem de casa com mais roupa, com um impermeável e – muitas vezes – com um guarda-chuva. E que no Inverno põem mais cobertores na cama, ligam o aquecimento ou acendem a lareira.
E tudo isto é complementado com os bem intencionados, mas redundantes conselhos da Direcção-Geral de Saúde, ou lá o que é, a aconselhar as pessoas a vestirem mais roupa “por camadas(!!!)”.
Alguém peça aos jornais, jornalistas e editores para não serem histéricos e não valorizar o que não é notícia. É que daqui a seis meses temos o Verão e iremos ter as mesmas questões, mas adaptadas à temperatura elevada. E a partir de Dezembro próximo, pesem embora as alterações climáticas, o frio e a chuva estarão de volta.