Star Trek: Discovery – (1×12) – Vaulting Ambition (Netflix)

O texto que se segue CONTÉM SPOILERS

A viagem da Michael Burnham a bordo da Discovery tem sido uma autêntica montanha-russa e “Vaulting Ambition” revela-se como o troço mais agonizante.

A viagem pelo “mirror universe” apresenta-se, como se esperaria, cheia de revelações bombásticas. É comum na ficção científica o aproveitamento de uma realidade alternativa/paralela como forma de potenciar momentos chocantes que, na realidade, nunca terão grande impacto na história original. Ou seja, se estamos perante uma versão alternativa, pouco afectada por esses eventos será a história original. Constrói-se um arco narrativo, em que as personagens se vêem confrontadas com inúmeras situações que assim que o arco termina rapidamente se podem esquecer. Ficam as memórias, mas raramente as consequências.

Uma das opções mais eficientes para contar uma história paralela é o fazer regressar dos mortos personagens impactantes da original. Estas versões são comummente o oposto daquelas que conhecemos. “Star Trek: Discovery”, nesse aspecto, segue à risca o manual.

Revelada no final do episódio anterior como a grande vilã do “mirror universe”, a Captain Georgiou, agora imperatriz, regressa dos mortos para atormentar uma já de si bastante atormentada Burnham. Não lhe bastavam os demónios do presente, a revelação de que o Ash Tyler é na realidade o Voq, como agora tem de lidar com os demónios do passado. Mas como mulher de armas que já provou ser, dá o corpo às balas e enfrenta-os. É uma oportunidade única para sarar feridas.

Mas como finais felizes não parecem fazer parte dos interesses desta série, rapidamente se apressam a abrir novas. A maior de todas. A revelação das revelações, aquela que mudará tudo para sempre. O Lorca que até hoje conhecemos não é o Lorca que julgávamos conhecer. E, assim, se deixa um queixo no chão…

Um pensamento em “Star Trek: Discovery – (1×12) – Vaulting Ambition (Netflix)”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.