O Bom, o Mau e o Vilão: Coisas e loisas

Breves apontamentos e reflexões sobre a actualidade televisiva.

O Bom

Alguns ligeiros ponteados audiovisuais

O segundo canal da RTP, com uns breves zappings pela sua programação e algumas gratas surpresas: a programação infantil de qualidade e sem histerismos de vozes ou de cores, a programação do cinema muito interessante.

Na RTP 1, um ou outro espaço de debate elucidativo e que não apostou no sound byte. E a aposta na ficção em português que passa para lá da telenovela.

A TVI segue os seus telejornais de forma… estranha: ora com um pé na qualidade e sobriedade, ora outro no chinelo do escândalo. Vale pela primeira.

 

O Mau

É Carnaval, ninguém leva a mal…

 Talvez por ter crescido numa terra onde o Carnaval era (é) mesmo levado a sério (não, não foi no Brasil, mas antes na terra do Pão-de-Ló cheio de pito) todo o destaque televisivo que é dado a esta manifestação cultural(!) me surpreenda.

Primeiro porque o Carnaval não é para ser visto. É para ser vivido! Em segundo lugar, porque é sempre a mesma coisa em termos de estrutura televisiva. Nada se mostra de relevo, sendo apenas para marcar terreno televisivo. Depois, porque o destaque maior é dado ao Carnaval do Rio de Janeiro, sendo o(s) nosso(s) apenas para aperitivo.

Entre cabeçudos, caretos, e sambistas a tiritar de frio, fica sempre o óbvio: o Carnaval é cada vez menos regional e português e crescentemente sambizado. Problema: o Carnaval samba é uma manifestação de Verão e nós estamos no Inverno. Por isso mesmo olhar os breves segundos de tempo de antena se torna tão deprimente.

 

O Vilão

A salutar patetice lusa

 O lusodescendente nomeado para o Óscar pelo melhor guarda-roupa… Portugal em Futsal, ou a saga dos heróis 4.0… Ricardinho o mais melhor bom do mundo… Carvalhal e o seu Swansea ca’índa vai ser campeão… Paulo Fonseca se calhar, quase, mesmo já iminentemente no Everton… Marco Silva vai mesmo para o Chelsea, se calhar não, mas de certeza que talvez…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s