Pilot Season: Knightfall (History)

O texto que se segue NÃO CONTÉM SPOILERS

Em busca do Santo Graal.

Como curioso e interessado nas histórias sobre os Templários, uma das que mais cativam a imaginação dos europeus, espreitei este “Knightfall”. A série promete contar de forma cativante e emocionante as atribulações dos guerreiros Templários no declínio da sua Ordem e as aventuras para preservar o Santo Graal.

Tinha algumas expectativas pois o Canal História, que produz esta série, é a responsável pela série “Vikings”, da qual não sou grande fã, mas havia a promessa de algum rigor que, aliado ao imaginário histórico da série, seria por si só suficiente para merecer um primeiro olhar. A verdade é que não mereceu, tendo sido uma desilusão.

A Ordem dos Templários, foi das ordens mais poderosas e influentes numa Europa a braços com a reconquista muçulmana e mergulhada em conflitos entre Cristãos. Além de terem apoiado diversas realezas, como a portuguesa, ficaram conhecidos como os defensores dos lugares santos no Médio Oriente mediterrânico, contando-se na sua lenda que terão encontrado as reliquías de Cristo e outras descritas na Bíblia. O Santa Graal, ou o cálice pelo qual Cristo bebeu na última ceia, é aquela que mais lhes é associada.

Aquando da sua queda no Médio Oriente terão trazido o cálice para Europa estando escondido algures. Sim, Dan Brown vem aqui beber, como muitos e muitos outros (incluindo Spielberg/Indiana Jones).

É sobre este período que incide a série. O mais que se pode dizer é de que o episódio foi acima de tudo confuso, fazendo concessões de estilo aos jogos de vídeo ao assumir sequências na primeira pessoa ou a movimentos em câmara lenta, o que não beneficia em nada o story telling. Pior, apesar do aparente rigor histórico, da grandeza da batalha inicial, a história não convence, sendo confusa e hesitando no rumo que quer seguir. E essa sensação acentua-se quando se percebe que nos personagens estará um escudeiro do Rei Artur, embora neste ponto não o possa assegurar que assim o é, ou que a série se fundirá com aquele mito, pois não irei avançar no seu visionamento.

Uma pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.