Pilot Season: The Terror (AMC)

O texto que se segue NÃO CONTÉM SPOILERS

A História da Humanidade é feita de descobertas e conquistas, assente na exploração do planeta que mais do que movida por um sentido de aventura representava determinadas vantagens perante as restantes civilizações. E sempre houve um certo misticismo associado à exploração dos cantos mais recônditos da Terra, onde o fascínio pelo desconhecido levava frequentemente a extrapolações da realidade, atribuindo uma conotação sobrenatural (a explicação fácil) para determinados acontecimentos que na altura ainda não se compreendiam.

“The Terror”, série do AMC baseada no livro homónimo de Dan Simmons, sendo uma ficcionalização de factos reais, transporta-nos para o século XIX, quando dois navios, o HMS Erebus e o HMS Terror, tentavam alcançar a Passagem do Noroeste, localizada no Árctico, e cuja expedição não teve bom fim.

Enaltecendo o duplo sentido do título, a referência ao nome de um dos navios e a experiência aterradora vivida pelas tripulações, estamos perante uma história que pedia uma abordagem específica de forma a tornar-se eficaz. Até porque, com estes ingredientes, seria tentador transformá-la numa viagem ao fantástico, com monstros marinhos e tribos perdidas místicas levados à letra (que até podem vir a fazer parte da narrativa, não sei, não li o livro). Mas, pelo menos neste primeiro episódio, reserva-se a fazer das condições extremas dos locais desoladores e a má liderança expectáveis mas credíveis inimigos.

Colocando a condição humana como prioridade, é num favorecimento ao terror psicológico permanente em detrimento de uma abordagem mais directa (mais focada em eventos, que por vezes abdica da exploração da carga emocional em prol da adrenalina efémera), que “The Terror” sobressai. Se as paisagens sombrias, carregadas do negrume que lhe seria imperativo, eram expectáveis e a banda-sonora quase depressiva mas de certa forma ironicamente vital para a recriação de um ambiente pesado também seria inevitável, são os planos de câmara que enaltecem as reacções das personagens antes nos dos ser revelada a causa das mesmas que potenciam um sentimento claustrofóbico determinante para a envolvência narrativa.

“The Terror” estreia no AMC Portugal na próxima terça-feira, às 22h10. Teve antestreia a bordo da Fragata Fernando II & Glória, atracada em Cacilhas (Almada).

2 opiniões sobre “Pilot Season: The Terror (AMC)”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.