The X-Files: 11×08 – Familiar (FOX)

O texto que se segue CONTÉM SPOILERS

Um episódio muito cruel.

Não é muito habitual na série um episódio com este dispositivo narrativo: a morte de duas crianças. “The X-Files” sempre teve bastante cuidado com as narrativas sobre crianças. Colocou-as em cenários de perigo, mas, ao que me lembro, raramente ou nunca as havia matado. E desta vez fê-lo dentro de uma história só superficialmente dentro das especificidades deste universo: o sobrenatural e a bruxaria.

Foi um episódio ambicioso e, na minha opinião, muito bem conseguido. Conseguiu introduzir algum desconforto ao espectador, não só pela morte das crianças, como igualmente pelo veículo que trouxe essa morte via bruxaria. A televisão e os desenhos animados, uma espécie de programa dos Teletubbies, com um boneco diabolicamente cartoonesco (um arrepiante Mr. Chuckleteeth).

Mas ambicioso por ser um episódio, que, igualmente, tenta retratar algo metaforicamente o clima de desconfiança e paranoia que vivemos actualmente. A pequena cidade na qual decorre a acção, com o seu passado de bruxaria, encobre segredos vários que originam a convocação de espíritos e do mal para repor alguma justiça num caso de adultério. E é a partir daqui que tudo corre mal na vingança, que conduzirá à morte de duas crianças, originando um clima de paranoia colectiva.

E essa paranoia é utilizada para expor a irracionalidade da vingança e as grandes solidariedades nas pequenas comunidades, muitas solidariamente claustrofóbicas. E a acentuar a paranoia, a impotência de Mulder e Scully que são essencialmente dois agentes passivos que vão a reboque das acções, daquilo que acontece, conseguindo influir muito pouco na catástrofe (ou nas catástrofes) que se vão sucedendo.

Uma metáfora do clima que se institucionalizou nos EUA, mas também no ocidente e que se traduz na linha de diálogo entre os dois agentes, com Scully a desabafar para Mulder “I can’t wait to get out of this town” e com aquele a responder algo causticamente e sem grande esperança “There is no getting out of this town, Scully. Not these days”.

Um bom episódio depois do brilhante episódio anterior!

Um pensamento em “The X-Files: 11×08 – Familiar (FOX)”

  1. Embora diferente, o episódio 10 da 4ª temporada (Paper Hearts), também aborda a morte de crianças/jovens. Até à data, continua a ser um dos meus preferidos de sempre.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.