O Bom, o Mau e o Vilão: Yuppi, vai e não voltes, trá lá lá!

Breves apontamentos e reflexões sobre a actualidade televisiva.

O Bom

Adaptação televisiva de Foundation(!!!!), da mente do mestre Isaac Asimov

Para quem não sabe, esta entrada salivante, refere-se à grande obra de ficção científica de Isaac Asimov. Não é uma série qualquer, considerada por muitos a maior obra da ficção científica (polémico, é certo). Não restam dúvidas que inspirou escritores e realizadores de cinema. Aliás, Star Wars e George Lucas terá bebido qualquer coisita aqui.

Produzida pela Apple, este promete ser um grande acontecimento televisivo(!?). Se respeitar os livros, será uma série complexa, que questiona a dimensão do ser humano, fundindo filosofia e ciência de forma provocadora, assim como a História. Tal como Game of Thrones, para a escrita dos diversos livros, Asimov terá sido inspirado por diversos acontecimentos históricos, em especial os que envolvem a queda do império romano.

Venha, e venha rápido.

(E depois não se esqueçam de Dune, please!)

Uma conclusão digna para Timeless

Nem sempre acontece. Grande parte das séries canceladas pelos canais televisivos por falta de audiência não têm direito a uma conclusão digna. Desta vez, por pressão dos fãs (e, acredito, também dos protagonistas da série), o canal em questão cedeu e lá se comprometeu a fechar Timeless, com um telefilme de duas horas.

Estou entre aqueles que acha que mereceria uma terceira temporada, mas já fico muito satisfeito com esta conclusão.

O fim de The Big Bang Theory

Haverá quem não aceite ou compreenda o fim de uma série mítica ser colocado na secção do “Bom”. Com toda a honestidade, pensei em criar uma categoria nova só para colocar o adeus desta shitcom no destaque que merece. E seria no “Extraordinário” ou no mais adequado “yuppi, vai e não voltes, trá lá lá”.

É que apesar das doze temporadas, do facto de ser a série com mais audiências do género esta é uma série que está claramente nas ruas da amargura. Não tem piada, as personagens são estereotipadas (e cada vez mais doentias), é muitas vezes maldosa, as representações estão em velocidade de cruzeiro. E o pior é que esta série já está morta para aí desde a sexta temporada. É aquilo que chamo de uma série zombie.

Claro que ainda ficamos com Young Sheldon e – seria capaz de apostar – num futuro não muito longínquo um Granpa Sheldon.

O Mau

Despejar gasolina num incêndio

É o que apetece dizer quando canais televisivos/jornalistas que fazem a cobertura dos incêndios, ainda procuram mostrar que os agentes de segurança agiram mal ao “forçar” as pessoas a abandonar a casa, impedindo-as de protegerem os seus “bens”.

É assim tão difícil de perceber que a vida humana é o bem mais precioso? E, dessa forma, ser mais comedido nas palavras? É que à falta de tragédias humanas não é necessário criá-las onde elas não estão. E, já agora, nem tornar em heróis aqueles que à socapa regressaram às suas casas para as proteger. Mas talvez seja pedir demasiado.

 

O Vilão

O verão televisivo que se repete

Sei que já falei disto há cerca de um ano. Mas estamos na silly season e como tal podemos repetir estados de alma. Mas aqueles programas populares/popularuchos das tardes (ou dias inteiros) das televisões com fórmulas que se repetem, já cheiram a mofo.

Nada contra eles, pois cumprem algum papel social e, por algumas horas, dão destaque a zonas esquecidas, embora correndo o risco de as estereotipar. Mas está na hora de mudar o conceito, modernizar e tornar mais arejado. E, se não for pedir muito, que se distingam nos diversos canais televisivos. É que é sempre a mesma coisa…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.